A cachaça é a bebida dos brasileiros. Bebida feita em alambique de cobre do mosto fermentado da cana de açucar.
É importante que cada brasileiro independente de gosto e credo, seja um defensor da nossa bebida porque nela está inserida nossa identidade cultural, nosso folclore, nossa música e religiosidade.
Também é importante diferenciar a cachaça de alambique artesanal; da cachaça industrial. As duas aguardentes têm diferenças acentuadas tanto na composição, no gosto, no sabor e principalmente na qualidade. A cachaça de alambique é feita em pequenas quantidades, destilando muitas vezes bateladas de 220 litros e após destilo é retirado cerca de 15% da cabeça inicio do destilo e 15% do final do destilo conhecido como rabo. A cachaça de excelência utiliza o coração do destilado, que é 70% que vai ser a cachaça para ser desgustada branca pura ou envelhecidas nas madeiras de preferências, Umburana, Bálsamo, Louro canela, Freijó, Castanheira rosa, Arariva, Arariba, Ipê, Jatobá ou Carvalho.
Vamos voltar nesta prosa qualquer hora, por hora não esqueçam, a cachaça é uma bebida para ser degustada, apreciada e para molhar a prosa.
L.Blanco - Cachaçaria Mel na boca.