Cachaças bebendo e aprendendo – Guia prático de degustação (Mauad), de Marcelo Câmara, é o primeiro livro do mundo de degustação de cachaças. Obra de vanguarda, oferece, pela primeira vez ao leitor, a arte e a técnica de degustar cachaças, todas as informações, dicas e segredos para quem quer conhecer as qualidades e virtudes sensoriais da bebida brasileira, para os que querem saber, com certeza, se uma cachaça tem ou não excelência no aroma e no sabor. O livro, ao apresentar os valores, conceitos e características de excelência de uma cachaça, ensina e convida o leitor a degustar com muita informação, inteligência e sensibilidade, a fim de que ele saiba mais, tenha mais sabor e mais prazer. Seguindo um roteiro de degustação passo a passo – da escolha da marca e do copo à avaliação final, passando pela percepção visual, olfativa e gustativa, por todos os seus sentidos – o leitor percorrerá, com segurança, um ritual capaz de revelar uma pinga maravilhosa, uma pinga de qualidade superior, uma pinga mediana e uma pinga ruim. A edição teve o apoio cultural da Cachaça Samanaú, de Caicó, RN.
(Mauad, 192 p., R$ 39,00) |
Com quase duzentas páginas, belo formato portátil, cuidadosa edição bilíngue (português/inglês), primoroso projeto gráfico e ricamente ilustrada com fotos coloridas – Cachaças bebendo e aprendendo contém “fichas de degustação” a serem preenchidas pelo leitor, sob a orientação do autor, considerando todos os aspectos sensoriais da cachaça e circunstâncias do ato cultural de degustar. Assim o leitor irá se exercitar na arte da degustação e aprender a julgar e selecionar o que beber, com sabedoria e prazer. Registrando as características e a sua avaliação sobre cada cachaça que degustar, o leitor desejará beber novamente as pingas de qualidade sensorial e, jamais será levado a degustar as pingas que julgou “malditas”, terríveis, mal-cheirosas e vomitativas. Um ranking das melhores cachaças e outro das melhores cachaças envelhecidas, ambos construídos pelo autor e publicados pela revista Playboy em 2006, são reproduzidos no livro. A obra traz ainda, pela primeira vez, as originais, legítimas e centenárias receitas dos principais drinques brasileiros feitos à base de cachaça: a caipirinha, o caju-amigo, a batida de maracujá, a batida de limão, a cachaça com limão, e uma novidade: a Marcelina, um drinque que homenageia o autor. Caitriona Kavanagh e Geraldo Cantarino fizeram, em Londres, a versão para o inglês. A designer carioca Marcela Petersen assina o projeto gráfico e as fotografias são de Raimundo Melo e Bruno Lira.
foto: Bruno Lira
Marcelo: mais de 50 anos de pingofilia militante. |
O autor, Marcelo Câmara, jornalista, escritor, editor e consultor cultural, foi o primeiro degustador de cachaças a se profissionalizar no mundo e o criador das normas e critérios sensoriais para degustação da bebida brasileira. Pingófilo (amante e bebedor da boa pinga) por mais de meio século e cachaçólogo (estudioso) há mais de quarenta anos, com dezenas de trabalhos publicados sobre o tema, ele é o autor de outro livro também de vanguarda, Cachaça - Prazer Brasileiro (Mauad), o primeiro dirigido ao mercado, ao consumidor real e potencial do destilado nacional. Marcelo idealizou, fundou e presidiu a Confraria do Copo Furado, pioneiro sodalício cultural que existiu no Rio de Janeiro, de 1994 a 1997, e que, reunindo degustadores de cachaça, divulgou e promoveu a cachaça internacionalmente como uma das mais belas expressões da Cultura e da História brasileira. Criou o slogan, o grito de paz da Confraria: "Unidos beberemos! Sozinhos também". É, também, o criador de diversos rituais e de um rico e bem humorado léxico da cachaça, como as palavras pingófilo, pingofilia, bota-gosto, decana, cananização, biritanicamente. Como cachaçólogo, com amplos e profundos conhecimentos técnico-científicos e vivências sobre o destilado nacional, presta consultoria a empresas, governos, instituições e eventos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário